Conferência: “Memórias Digitais em busca de eternidade e o papel do Profissional de Informação em tempos de geração touchscreen”. Proferida pela Profª Drª Eliana Rezende no 2º Seminário Tecnologia e Cultura: Humanidades Digitais e Competência em Informação na Mesa-Redonda “Curadoria Digital”.
Sobre o evento: O Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa promoveu o evento que visava discutir as novas questões geradas pela utilização das tecnologias de informação e comunicação nas áreas de patrimônio. Foram dois eixos temáticos que refletiram as questões principais discutidas atualmente: “humanidades digitais” e “competência em informação.
Posteriormente, a conferência tornou-se uma publicação da Casa de Rui Barbosa – organizadora do evento.
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Projetos de implantação de Memória Institucional e de Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação”
Período: 08 a 10 de Agosto de 2017
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento
Metodologia adotada:
Aulas expositivas, oficinas práticas, debates e acompanhamento para elaboração de um Projeto próprio para o TRE-BA desenvolvido pelos participantes.
Entre os dias 27 e 28 de julho de 2017, na Sede do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) ocorreu o VIII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público com o objetivo de compartilhar informações e trocar experiências entre profissionais e instituições ligados às áreas de documentação e memória.
O evento procurou apresentar práticas e experiências atuais desenvolvidas em diferentes instituições e que interessam diretamente à centros de memória. Na ocasião ocorreram palestras proferidas por profissionais reconhecidos em diferentes áreas de conhecimento, dentre os quais tive a honra de ser a responsável pela Conferência de Abertura.
A Conferência foi intitulada: “Centros de Documentação e Memória: Espaços de Preservação e Salvaguarda de Patrimônio Documental e Identidade Institucional“, e que poder ser assistida em sua integra abaixo, tocou em aspectos práticos e metodológicos relacionados à Centros de Documentação e Memória, além de suas relações com a transparência administrativa, gestão documental, organização e acesso à informação com vistas à produção de conhecimento. Confira:
Projeto: Capacitação de servidores ministrando o Curso: “Projetos de Memória Institucional: do Planejamento à Divulgação na Web 2.0“. Cliente: Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG)
FIZO – Faculdades Integração Zona Oeste – Supervisão de Trabalhos Interdisciplinares e de Conclusão de Curso Supervisão de Trabalho Interdisciplinar e de Conclusão de Curso das áreas de Marketing, Comércio Exterior, Processos Produtivos e Finanças.
O trabalho envolvia a definição de pautas e formas de capacitação, jogos e outras modalidades didáticas para a formação dos alunos, e envolvia equipe multidisciplinar de 60 profissionais diferentes
Docente de Ensino Superior FIZO – Faculdades Integração Zona Oeste
Docência das disciplinas de: Metodologia Científica, Elaboração e Análise de Projetos de Conclusão de Curso para Marketing, Comércio Exterior, Jornalismo, Processos Produtivos e Finanças; Docência da disciplina de Filosofia para os cursos de Marketing, Comércio Exterior, Processos Produtivos. Docência da disciplina de “História da Imprensa” para alunos de graduação em Jornalismo.
Projeto: Coordenadora e Docente do Curso de Extensão Cultural: “Memória Institucional: da elaboração à divulgação na web 2.0” Cliente: Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESPSP)
Período: Setembro de 2011 a Junho de 2013 com intervalos semestrais
Desenvolvimento e Objetivos do Curso: o curso foi construído de forma a que diferentes instituições fossem capazes de elaborar seus Projetos de Memória Institucional de acordo com sua Cultura Organizacional
Projeto: Consultoria e Docência em Gestão Documental para a Secretaria de Educação Municipal de Curitiba
Cliente: Secretaria de Educação do Município de Curitiba, Paraná
Período: Novembro/2010 a Dezembro/2015
Desenvolvimento:
Aprovada e credenciada para ministrar Cursos e Capacitação no Departamento de Tecnologias e Difusão Educacional de servidores à toda a rede municipal de ensino quanto à aplicação da Gestão Documental no Município.
Estabelecimento de linhas de atuação junto a diretores e técnicos sobre as formas de capacitação e conteúdos a ser ministrados a toda rede de Ensino do Município
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.
Você precisa fazer login para comentar.