Projeto:Capacitação Técnica In Company “Gestão Estratégica de Informação e Tratamento Técnico Documental aplicado à Memória Institucional e Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação para Centro de Memória da Eletricidade do Brasil”
Objetivos da Capacitação: o curso buscou esclarecer os principais questionamentos sobre abrangência, objetivos, benefícios, técnicas e metodologias no trato e uso de documentação a incorporar Centros de Documentação e Memória. Além de fornecer subsídios fundamentais para os que precisam criar, implantar e manter um Centro de Documentação e/ou Memória.
Projeto: Design e Arquitetura de Informação para Projeto de Memória Michie Akama e criação de um Centro de Memória
Cliente: Centro Educacional Pioneiro e Fundação Michie Akama
Período: A partir de Fevereiro de 2020
Escopo: Assessoria Técnica de Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional e Implantação de Centros de Documentação e Memória.
Abrangência: Coleta de Depoimentos produção de conteúdos para alimentação de redes sociais, produção de material para utilização didática interdisciplinar e implantação de um Centro de Documentação e Memória. Ao mesmo tempo, estabelecer critérios para levantamento, organização e guarda de documentos em diferentes suportes para integrar Espaço de Memória.
Quando fui convidada a assessorar tecnicamente o Projeto Memória Michie Akama, considerei que seria uma excelente oportunidade de, através de uma experiência educacional do Colégio Pioneiro abordar de que forma a presença de um fundador desse um direção que mesmo transcorrido décadas manteve-se fiel aos seus principais objetivos.
Inicialmente o Projeto Memória seria integrado ao Projeto Pedagógico do ano e contaria com o trabalho da Assessoria Técnica integrando alunos e professores. Tudo corria muito bem, quando no meio do caminho surgiu uma pandemia!
O surgimento da pandemia exatamente quando os trabalhos iriam ser iniciados interrompeu toda e qualquer possibilidade de desenvolver a proposta inicial do Projeto Memória. A escola teve que se adaptar ao ensino remoto e a escola fechou. Os depoimentos que seriam feitos com diferentes personagens em especial os mais idosos tiveram que ser interrompidos. Ou seja, nada num primeiro momento puderam ser iniciados.
Com tais alterações, tanto abordagem quanto procedimentos metodológicos e técnicos tiveram que ser repensados e o Projeto Memória tomou uma outra direção. Esta muito mais tecnológica do que imaginávamos à principio e daí o surgimento deste site integrando o site da Fundação Michie Akama. A história do Colégio Pioneiro foi hospedado no que é hoje a Fundação Michie Akama, e mais uma vez a fundadora forneceu hospedagem e meios para que o Projeto de Memória se desse.
É óbvio que um trabalho com todos estes desafios, necessitaria de uma metodologia bem estruturada e robusta para propiciar alcançar todos objetivos que nós dispomos.
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Projetos de implantação de Memória Institucional e de Centros de Documentação e Memória: da elaboração à divulgação”
Período: 08 a 10 de Agosto de 2017
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas
Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
Storytelling: Usos e aplicações para Projetos de Memória Institucional e Gestão de Conhecimento
Metodologia adotada:
Aulas expositivas, oficinas práticas, debates e acompanhamento para elaboração de um Projeto próprio para o TRE-BA desenvolvido pelos participantes.
Entre os dias 27 e 28 de julho de 2017, na Sede do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) ocorreu o VIII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público com o objetivo de compartilhar informações e trocar experiências entre profissionais e instituições ligados às áreas de documentação e memória.
O evento procurou apresentar práticas e experiências atuais desenvolvidas em diferentes instituições e que interessam diretamente à centros de memória. Na ocasião ocorreram palestras proferidas por profissionais reconhecidos em diferentes áreas de conhecimento, dentre os quais tive a honra de ser a responsável pela Conferência de Abertura.
A Conferência foi intitulada: “Centros de Documentação e Memória: Espaços de Preservação e Salvaguarda de Patrimônio Documental e Identidade Institucional“, e que poder ser assistida em sua integra abaixo, tocou em aspectos práticos e metodológicos relacionados à Centros de Documentação e Memória, além de suas relações com a transparência administrativa, gestão documental, organização e acesso à informação com vistas à produção de conhecimento. Confira:
Convidada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para ser a conferencista e autora de artigo no lançamento do número 1 da revista ‘Memória em Destaque’ no dia 2 de dezembro de 2015, às 14h30, na sala de sessões do edifício sede, no Centro Administrativo (Paralela).
O artigo intitulado: “O valor da Memória Institucional no Universo Organizacional” deu também o título para a Conferência.
Este projeto, idealizado pelo Centro de Memória do TRE-BA, tem como objetivo disseminar informações acerca da história da Justiça Eleitoral, esclarecendo a comunidade e o público interno sobre a importância de preservar o patrimônio histórico material e imaterial visando à construção social da memória como instrumento de percepção crítica da sociedade.
O Centro de Memória atua na área estratégica funcionando como instrumento de gestão para o aumento da eficiência nas tomadas de decisão e planejamento, bem como na área social, enfatizando o conceito de que a história de uma instituição é também a das pessoas que participam de sua trajetória, das comunidades com as quais interage e a própria história do País.
Nesse sentido, as informações disponibilizadas na revista serão uma oportunidade de compartilhar conhecimento desenvolvendo o senso de pertencimento do público em relação ao Tribunal e sua história.
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.
Você precisa fazer login para comentar.