Evento da Escola Superior do Ministério Público da União, entre os dias 6 e 7 de Novembro de 2019, Brasília, DF.
O evento reuniu bibliotecários, historiadores, acadêmicos e profissionais da área de ciência da informação para debater temas que inovam e impactam a gestão da informação jurídica.
A programação contou com apresentação de artigos acadêmicos e palestras que abordaram temas como gestão do conhecimento, inovação em gestão da informação, gestão de acervos digitais, inteligência artificial, dados abertos, proteção de dados pessoais, segurança da informação, preservação da memória institucional, curadoria digital, ética da informação e perfil do profissional da informação.
Projeto: Assessoria Técnica para Organização do Acervo Científico do Hospital AC Camargo Câncer Center
Cliente: Hospital AC Camargo Cancer Center
Período: a partir de Outubro/2017
Escopo: A análise primária dos acervos existentes nos revelou potencialidades de extrema valia para a pesquisa e produção de conhecimento científico.
O tratamento técnico dos acervos científicos demandam uma série de ações, que vão desde análise geral da massa documental, sua identificação, interpretação, organização até sua disponibilização e acesso por meio de divulgação das informações contidas, nos documentos em diferentes suportes, sob sua custódia.
Dr. Humberto Torloni apresentando seu acervo à Assessora Técnica responsável Eliana Rezende
Alcance do Projeto:
O acervo chamado de científico é produto da guarda de registros iconográficos (fotografias, slides, negativos de vidro, negativos flexíveis, ilustrações científicas originais feitas em bico de pena) e registros textuais (MAPA com histórico do paciente, fichas catalográficas, livro de necropsias, livro de fotomacrografia, dentre outros registros) que estavam sob custódia do Dr. Humberto Torloni.
A documentação iconográfica apresenta-se em números aproximados da seguinte forma:
Diagnóstico de negativos de vidro para tratamento técnico
Massa documental textual:
Cruzamento de informações em diferentes suportes
O projeto em fase inicial de desenvolvimento, prevê a produção de diferentes produtos e sub-produtos e está divido em diferentes fases.
O valor e a complexidade de um projeto desta envergadura é, tratar tecnicamente a documentação para garantir a salvaguarda do patrimônio documental, ao mesmo tempo em que, dados são minerados e transformados em informação para produção de conhecimento. Tudo sem perder de vista questões relativas ao sigilo e o acesso de informações sensíveis.
“No hospital organizado, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é a chave do fornecimento exato de informações. Representa, como no organismo humano, o coração do hospital. Se os demais serviços funcionarem harmonicamente, ele será reflexo deste funcionamento. Trabalhará harmonicamente, sem problemas e demonstrará através de análise de dados estatísticos, que o hospital está servindo bem à coletividade. O Serviço de Arquivo Médico e Estatística e o Prontuário Medico, são a razão de ser um do outro, pois se o tesouro não existe, não há necessidade de cofre. E o prontuário médico está para o serviço de arquivo médico e estatística, como o tesouro para o cofre.”
(Carvalho, Lourdes de Freitas. “Serviço de Arquivo Médico e Estatística de um Hospital”, São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973)
Projeto: Consultoria e Assessoria Técnica em Gestão Documental para todas as diretorias e áreas do MASP Cliente: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Período: De Setembro/2016 a Dezembro/2017
Atividades:
Documentação a ser tratada
Organização de documentação textual
Organização de documentação textual em cada caixa
Ações e Entregas:
Coordenação e Desenvolvimento de ações e rotinas para implantação de política de Gestão Documental aplicáveis às diferentes áreas do Museu
Acompanhamento de processos e validação de ferramentas para armazenamento, guarda e disponibilização de informação
Desenvolvimento e implantação de Política de Gestão Documental e Capacitação Técnica.
Projeto: Capacitação Técnica In Company: “Gestão Documental e Arquitetura de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional: da elaboração à divulgação”
Período: 11 a 17 de junho de 2016 com Oficinas prática com duração de 6h/dia
O projeto apresentado foi dividido em 3 módulos, que obedeceram a seguinte divisão de assuntos:
1 ) Gestão de Informação aplicada à Projetos de Memória Institucional
2 ) Finalidade de um Projeto de Memória Institucional em instituições públicas:
3 ) Os passos e as fases de um Projeto de Memória Institucional
AVALIAÇÃO: Acompanhamento da elaboração de um Projeto de Memória Institucional aplicado à Instituição.
Objetivos e produtos
1 ) Orientação para uma metodologia própria para a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro para construção, organização e disponibilização da memória institucional (dos documentos ao conhecimento e memória institucional).
A trilha forneceu: – Fundamentação teórica sobre memória institucional para instituições pública – estado da arte atual (com indicação de bibliografia de referência sobre o tema); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Critérios para digitalização de documentos relacionados à memória institucional – requisitos da digitalização; – Critérios para taxonomia/classificação/indexação de documentos e informações relacionadas à memória institucional; – Construção do banco de dados e de base indexada de documentos e informações relacionados à memória institucional.
Produto: Metodologia para construção/levantamento/organização/disponibilização relacionadas à memória institucional.
2 ) Projeto para reestruturação da página dos Dados Históricos das Eleições do Rio de Janeiro
Contexto: reestruturação da página de dados históricos para contemplar informações históricas e atuais sobre eleições no Rio de Janeiro
Produto: 1 ) Metodologia para reestruturação da página de dados eleitorais 2 ) Proposta de Projeto para reestruturação da página de dados eleitorais
Forma de Contração: Contratada por Inexigibilidade de Concorrência ou Notório Saber
Projeto: Conferencista no 2º Seminário Internacional sobre Gestión de Información y Transparencia – México
Nos últimos dias de Novembro de 2014 tive o privilégio de representar o Brasil no 2º Seminário Internacional sobre Gestión de Información y Transparencia, sediado pelo IFAI (Instituto Federal de Acceso a la Información y Protección de Datos) – DF – México, a convite do mesmo. Conferência intitulada: “Gestão Documental: transparência e racionalidade às Administrações“.
Uma experiência agradabilíssima e que serviu para demonstrar que o tema de fato tem movimentado diferentes países e políticas publicas com alcances e abrangências diversas. Daí a riqueza e importância de um evento como este.
Com representantes ibero-americanos, o Seminário Internacional teve como principal objetivo trocar experiências entre profissionais empenhados, nos seus respectivos países, no tratamento da informação com a finalidade de garantir acesso e preservação à mesma. Além disso, e num trabalho intimamente relacionado está o fortalecimento da Memória Institucional.
No universo institucional, muitos confundem soluções de ECM/GED como sendo Gestão Documental, o que gera uma série de problemas. Gestão Documental possui um universo muito mais abrangente do que a mera definição de uma solução tecnológica! Foi exatamente em torno desta que fiz minha exposição.
O Seminário foi profícuo neste sentido e mostrou como diferentes profissionais, em seus âmbitos de atuação, vêm cuidando, tratando e normatizando princípios em relação à Gestão Documental. Além disso, buscou apresentar diferentes modelos aplicáveis à Gestão Documental e como os mesmos se relacionam com políticas com vistas ao Governo Aberto.
Com uma intensa agenda de dois dias inteiros mostrou de forma bastante consistente o que os países Ibero-americanos vêm realizando no âmbito da Gestão da Informação e o acesso. São políticas diversas, que adequam-se à universos diversos, mas ao mesmo tempo demonstram como uma grande gama de princípios norteadores pautam trabalhos e iniciativas, e em boa parte das vezes com muito bons resultados.
Como forma de demonstrar isso, apresento a página com a Programação Geral do evento, que você pode acessar clicando aqui, onde terá informações sobre o objetivo do evento e maiores informações sobre a instituição acolhedora: IFAI (Instituto Federal de Acceso a la Información y Protección de Datos – México)
Para que o evento possa ser apreciado em sua totalidade, ao mesmo tempo mostrando o alcance das conferências e mesas, a seguir disponibilizo o link de cada uma das exposições. Considero que isso agregará muito valor e interesse à diferentes profissionais na área de Informação. Clicando aqui você poderá acessar a programação do evento e as versões estenográficas de cada uma das apresentações, inclusive a minha.
Além disso, disponibilizo o post que foi base para uma das minhas apresentações, intitulada “Gestão Documental: transparência e racionalidade às Administrações”, clicando aqui.
Conto que seja de grande proveito a todos e que possa servir de inspiração para iniciativas locais regionais e nacionais, já que vem sendo perseguido pelos diferentes países convidados.
Palestrantes convidados dos 10 países em foto de encerramento do evento
Projeto: Assessoria Técnica/Gestão Estratégica para a Área de Gestão Documental, com exercício no Gabinete do Secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) do Paraná.
Cliente: Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná
Desenvolvimento: Nomeada como Assessora de Gabinete entre o período de 1º de Março de 2013 a 30 de Dezembro de 2014 para:
Estabelecimento de normas, procedimentos e capacitações junto à Secretaria e órgãos vinculados (Departamento de Estradas e Rodagem – DER, Portos de Paranaguá e Antonina, Paraná Edificações – PRED e Secretaria de Infraestrutura e Logística – SEIL) com o objetivo de otimizar acesso e tramitação de documentos e informação.
Definições de política de preservação digital e ambientes para fluxo documental.
Entrevista de Eliana Rezende, responsable de la gestión documental de la Secretaría de Infraestructura y Logística del Estado de Paraná (Brasil) ao Blog “Lo que viene siendo una documentalista” – Blog sobre documentación, bibliotecas, archivos, libros, recursos educativos y fomento a la lectura
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.
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