Informatização de Acervo da Comunicação Corporativa da Holding AMAGGI

Cliente: AMAGGI – Holding  composta por quatro grandes áreas de negócio – Commodities, Agro, Navegação e Energia – e atua na originação, comercialização de grãos e insumos; produção agrícola e de sementes de soja; operações portuárias, transporte fluvial e geração e comercialização de energia elétrica.

Período: Fevereiro a Junho de 2016

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

Amaggi_1

Amaggi_2

Amaggi_3

Duração: 4 meses

O trabalho incluiu ações de:

  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado e Onomástico
  • Implementação e disponibilização de acervo via web e intranet

 

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Consultoria de Gestão Documental para a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Cliente: Secretaria de Educação do Município de Curitiba, Paraná

Período: Novembro/2010 a Dezembro/2015

Desenvolvimento:

  • Aprovada e credenciada para ministrar Cursos e Capacitação no Departamento de Tecnologias e Difusão Educacional de servidores à toda a rede municipal de ensino quanto à aplicação da Gestão Documental no Município.
  • Estabelecimento de linhas de atuação junto a diretores e técnicos sobre as formas de capacitação e conteúdos a ser ministrados a toda rede de Ensino do Município
  • Formação de multiplicadores.
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Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná

Cliente: Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná

Desenvolvimento: Nomeada  como Assessora de Gabinete entre o período de 1º de Março de 2013 a 30 de Dezembro de 2014 para:

  • Estabelecimento de normas, procedimentos e capacitações junto à Secretaria e órgãos vinculados (Departamento de Estradas e Rodagem – DER, Portos de Paranaguá e Antonina, Paraná Edificações – PRED e Secretaria de Infraestrutura e Logística – SEIL) com o objetivo de otimizar acesso e tramitação de documentos e informação.
  • Definições de política de preservação digital e ambientes para fluxo documental.
  • Criação e revisão de Tabela de Temporalidade Documental e Código de Classificação de Documentos.
  • Elaboração de Manual de Gestão Documental
  • As capacitações sempre definidas no nível estratégico e hierarquicamente aplicadas de acordo com o Plano de Governo.
  • Formação de multiplicadores
  • Liderança de equipes técnicas e interdisciplinares

 Divulgação na mídia:
Secretaria da Infraestrutura se prepara para adotar processos eletrônicos

Infraestrutura vai adotar processos eletrônicos

Entrevista de Eliana Rezende, responsable de la gestión documental de la Secretaría de Infraestructura y Logística del Estado de Paraná (Brasil) ao Blog “Lo que viene siendo una documentalista” – Blog sobre documentación, bibliotecas, archivos, libros, recursos educativos y fomento a la lectura

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Implantação de Gestão Documental no Município de Curitiba

Cliente: Prefeitura Municipal de Curitiba

Desenvolvimento:
Contratação por Notório Saber.

A experiência incluiu:

  • Definição e estratégias de capacitação e formação de servidores de acordo com funções para cada uma das Secretarias de Governo junto aos níveis de Secretários, Diretores e Gerentes e em cumprimento de Plano de Governo.
  • Acompanhamento de 32 Secretarias e/ou Órgãos do Governo Municipal, 28.000 servidores, um volume documental de 450 milhões de documentos e cerca de 2.000.000 usuários/cidadãos.
  • Elaboração e/ou revisão de Tabelas de Temporalidade Documental
  • Elaboração e/ou revisão de Códigos de Classificação de Documentos
  • Elaboração de Manual de Gestão Documental
  • Criação e Capacitação de Comissão de Avaliação de Documentos (CAD) em cada uma das secretarias e órgãos.
  • Elaboração de Normas, Procedimentos publicados por meio de portarias, decretos e instruções normativas
  • Liderança de equipes técnicas, interdisciplinares e transdisciplinares.
  • Capacitação e formação de multiplicadores.

Um dos resultados obtidos foi a redução no tempo de atendimento por cidadão com a implantação da Gestão Documental no Município: de 40 dias (57.600 minutos) para 3 minutos. O que significa dizer que no mesmo período de tempo (40 dias) seriam atendidos 19.200 cidadãos (3 minutos cada).

GraficoPMC_2

Volume de atendimento ao cidadão após a implantação da Gestão Documental

PMC_atendimento

Divulgação na mídia:
Instituto Curitiba de Informática. “Richa Filho apresenta GED na Bahia
Portal do Município de Curitiba. “Richa Filho apresenta modelo de gestão documental de Curitiba

Vista Panorâmica interna de Arquivo Intermediário e Permanente da Prefeitura Municipal de Curitiba

O Projeto envolveu não apenas Consultoria Técnica, mas também capacitação de servidores de todas as Secretarias de Governo.

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Informatização de Acervo CEOM/UNOCHAPECÓ

Assessoria e Consultoria Técnica Especializada em Gestão e Preservação Documental

Cliente: CEOM/UNOCHAPECÓ (Centro de Memória Regional do Oeste de Santa Catarina)

Desenvolvimento: A documentação mostrava-se assim distribuída:

GrafAcervoCeom_Todos

Quantidade de documentos por suportes

GrafAcervoCeom_Arquivistico

Documentos Arqueológicos divididos entre Líticos e Cerâmicos

GrafAcervoCeom_Arqueologico

O Projeto foi desenvolvido entre os anos de 2006 e 2008.

O trabalho incluía funções de:

  • Elaboração de estratégias de capacitação e formação de toda a equipe técnica da Universidade
  • Tratamento técnico documental (preservação e conservação de documentos)
  • Capacitação e formação de multiplicadores.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos Técnicos
  • Elaboração de Vocabulário Controlado
  • Liderança de equipes interdisciplinares e transdisciplinares.
  • Criação, implementação e disponibilização de acervo via web e local. 

Desenvolvimento do Projeto com capacitação técnica de bolsistas e técnicos do Centro de Documentação


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Preservação e Conservação de Acervo da Comunicação Corporativa SERASA

Cliente: SERASA, São Paulo

Desenvolvimento:

  • Elaboração de Metodologia para Preservação e Conservação de acervo iconográfico e audiovisual da área de Comunicação Social
  • Realização de estudos para implantação de um Projeto de Memória Institucional, no espaço do Centro de Conhecimento SERASA, São Paulo.
  • Execução e aplicação de metodologia criada para o tratamento de documentação existente no Centro de Conhecimento da SERASA, São Paulo.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários e primeiro Presidente

Números do acervo por suportes documentais:

Serasa_sonoros

Serasa_imagens

E ainda, Fitas masters produzidas pela TV Ser Serasa, Objetos tridimensionais, Documentação textual (boletins, folders, folhetos, etc), Fitas k-7 = aproximadamente 100 fitas e Clipping = cerca de 18.000.

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Projetos de Memória Institucional desenvolvidos em diferentes instituições

Desenvolvimento:

  • Pesquisadora de Arquivo, com atuação junto a equipe responsável pela organização documental e Pesquisa Histórica do Projeto Memória Votorantim, comemorativo dos 85 anos da Empresa, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa e organização documental coleta de depoimentos e organização de exposições itinerantes.
  • Coleta de Depoimento de antigos funcionários.

Desenvolvimento:

  • Pesquisa, levantamento de fontes e coleta de depoimentos no Projeto de publicação do Livro Pinheiro Neto Advogados – 60 anos fornecendo subsídios para o escritor Inácio Loyola de Brandão, sob a coordenação do Museu da Pessoa
  • O trabalho envolveu além de pesquisa, levantamento documental, coleta de depoimentos do fundador do escritório e atuais diretores e sócios.

Cliente: Clube Esperia

Desenvolvimento:

  • Responsável pela organização de acervo histórico composto por objetos tridimensionais, museológicos, iconográficos, audiovisuais e textuais.
  • Organização de Exposições e Eventos
  • Atendimento a Comunicação Institucional e imprensa em geral

Cliente: Sadia S/A

Desenvolvimento:
A partir da documentação reunida para a publicação e comemorações do Projeto Sadia 50 anos, iniciou-se o trabalho de implantação e organização do Centro de Memória Sadia.

As atividades principais desenvolvidas foram:

  • Organização de documentação textual, iconográfica e audiovisual, além de objetos tridimensionais
  • Implantação de sistema de banco de dados e indexação dos materiais documentais
  • Elaboração de vocabulário controlado
  • Organização, preservação e conservação de materiais iconográficos (fotografias, slides)
  • Coleta de depoimentos de antigos funcionários
  • Apoio a área de Comunicação Institucional e Imprensa nacional e internacional
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Consultoria e Assessoria Técnica em Arquivos Empresariais e Gestão Documental

Desenvolvimento:
Coordenação de equipes para os trabalhos de Gestão Documental para diferentes clientes, dentre eles citamos:

Arquivo Histórico Ultramarino (microfilmagem),

Avintes (organização, classificação e guarda de arquivos),

Biblioteca Geral de Coimbra (microfilmagem de 35 mm de jornais),

Brisa (Estradas e Rodagens Portuguesas = microfilmagem),

C.P Caminhos de Ferro (Revelação e Duplicação de microfilmes),

Caixa Central de Crédito Agrícola (Revelação/Duplicação de microfilmes),

Centro Diagnóstico Cardiológico (Microfilmagem de processos clínicos),

Cardol (microfilmagem de baixas e altas reduções, guarda de arquivo),

Centro Regional de Segurança Social de Setubal (Microfilmagem 16mm processos de contribuintes),

Cimpor (Duplicação de microfilmes e limpeza mecânica de documentos),

Coba (serviços de digitalização de plantas e documentos A4),

Hospital Cruz Vermelha (tratamento de processos clínicos),

Diários de Coimbra (microfilmagem de jornais),

Digitalcult (digitalização de documentos),

DGV Direcção Geral de Veterinária (Duplicação de microfilmes),

Fidelidade (digitalização de apólices de seguros),

Portugália Companhia Aérea (Revelação/Duplicação de microfilmagens de bilhetes de viagem + Contabilidade ),

RTP – Rádio e Televisão Portuguesa (organização de documentação audiovisual, sonora e textual

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