Objetivo: Identificar acervos e produção documental para elaborar um Plano para Implantação de Gestão Documental para todos os detentores de produção e guarda de acervos
Contratação por Notório Saber
Abrangência
Visita técnica a todos os acervos e locais de produção e guarda documental da SP Leituras – Organização Social de Cultura.
Projeto: Capacitação Técnica In Company de Curso “Gestão e Preservação de Documentos Digitais aplicado à Administração Pública” ministrado ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT
Objetivos da Capacitação: Fornecer subsídios aos servidores envolvidos nos trabalhos de Gestão Documental e Memória Institucional no que se refere à preservação digital e seus requisitos funcionais.
Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber
Abrangência: Servidores do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, das unidades responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e garantir a manutenção do uso da Tecnologia da Informação, servidores das unidades de Gestão de Documentos e Memória Institucional, e todos os servidores das unidades que acessam o Sistema Eletrônico de Informação – SEI, e o Processo Judicial Eletrônico – PJE.
Banner de Divulgação
Reunião de alimento para definição de ementa
A Trilha de Aprendizagem oferecida e decidida com a equipe solicitante e Divisão de Capacitação do Tribunal definiu os seguintes módulos:
Módulo I: Gestão de Informação voltada para Projeto de Memória Institucional em instituições públicas – 6hs
Módulo I: Política de Preservação Digital – Diretrizes e objetivos para a implantação no órgão
Módulo 2: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para documentos analógicos e digitais
Módulo 3: Tratamento Técnico Documental e Políticas de Preservação e Conservação Documental para Documentos Analógicos e Digitais
Módulo 4: Lei Geral de Proteção de Dados – O direito de acesso na LGPD
Projeto: Capacitação Técnica In Company de Curso “Gestão Documental aplicada à Acervos Públicos: do trâmite à destinação final” ministrado à servidores do TRE/PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco)
Objetivos da Capacitação: Fornecer aos servidores subsídios normativos e metodológicos para a elaboração e/ou atualização de Tabelas de Temporalidade e sua aplicação, tratando da documentação analógica e digital de acordo com a legislação vigente. Além disso, definir de forma correta prazos prescricionais e atividades de avaliação, eliminação ou guarda permanente.
Forma de Contratação: Contratada por Inexigilidade de Licitação ou Notório Saber.
Abrangência: Servidores do TRE/PE envolvidos nos trabalhos de Gestão Documental. O curso foi ministrado em formato assíncrono e ao vivo, com duração de 12hs.
A Trilha de Aprendizagem oferecida e decidida com a equipe solicitante do Tribunal definiu os seguintes módulos e suas subdivisões:
Módulo 1: Gestão Documental aplicada à documentos físicos e digitais
Módulo 2: Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Documental em uma Instituição
Módulo 3: Avaliação e Eliminação de Documentos Públicos: Aplicação
Projeto: Capacitação Técnica In Company “Gestão de Documentos Digitais para Administração Pública” para equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Brasília e em todas as regionais distribuídas por todo o território nacional. O formato utilizado foi presencial em Brasília e ao mesmo tempo via webconferência para as regionais por todo o território nacional.
Cliente: Ministério Público do Trabalho (MPT)
Forma de Contratação: Contratada por Inexigibilidade de Licitação ou Notório Saber
Período: 09 a 11 de Abril de 2019
Escopo e Desenvolvimento: Contratação por Notório Saber pelo MPT para capacitação com foco na gestão de preservação de documentos digitais.
Importância: A gestão documental em ambientes digitais e sua preservação digital devem ser uma preocupação dos produtores e detentores da informação e dos responsáveis por grandes acervos de documentos em arquivos digitais. Sejam eles em instituições públicas ou privadas.
Elaboração da Trilha de aprendizagem:
A Trilha de Aprendizagem foi distribuída em 20 horas e 3 módulos, assim definidos:
Trilha I – Gestão Documental aplicada à Preservação Digital
Trilha II – Como implantar Projeto de Gestão e Preservação Digital em uma Instituição
Trilha III – Aspectos Técnicos aplicáveis
As trilhas forneceram: – Fundamentação teórica e técnica Gestão Documental aplicada à Administração Pública e aspectos relacionados a Preservação Digital, Requisitos Funcionais e Repositórios Digitais Confiáveis (com indicação de bibliografia de referência sobre os temas); – Objetivos e diretrizes; – Seleção e priorização de documentos e informações; – Organização, tratamento e priorização de documentos e informações; – Metodologia Aplicável – Requisitos para estruturação de Projetos de Preservação Digital
Conferência: “Memórias Digitais em busca de eternidade e o papel do Profissional de Informação em tempos de geração touchscreen”. Proferida pela Profª Drª Eliana Rezende no 2º Seminário Tecnologia e Cultura: Humanidades Digitais e Competência em Informação na Mesa-Redonda “Curadoria Digital”.
Sobre o evento: O Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa promoveu o evento que visava discutir as novas questões geradas pela utilização das tecnologias de informação e comunicação nas áreas de patrimônio. Foram dois eixos temáticos que refletiram as questões principais discutidas atualmente: “humanidades digitais” e “competência em informação.
Posteriormente, a conferência tornou-se uma publicação da Casa de Rui Barbosa – organizadora do evento.
Apoiamos a utilização da Informação como base para gerar Conhecimento e Inovação nas empresas. Defendemos que a Memória Institucional possui um papel vital na valorização do Capital Intelectual, ajudando a consolidar a Identidade e a Imagem Organizacional. Além disso, ela deve ser vista como mais uma ferramenta de Gestão Estratégica que fortalece a Cultura Organizacional e promove a prática da Responsabilidade Histórica nas instituições.
Você precisa fazer login para comentar.